terça-feira, 26 de junho de 2012

Diabetes: o perigo mora ao lado





26 de Junho é o Dia Nacional contra o Diabetes. A IDF - International Diabetes Federation, estima que o número de pessoas com diabetes em todo o mundo chegue a 330 milhões em 2025. Hoje a medicina diagnóstica oferece soluções práticas e precisas para a detecção da doença.

Desse total, 80% viverão em países pobres, com pouco ou nenhum acesso a tratamentos que podem ajudar no controle da doença. Já no Brasil, estima-se que existam cerca de 10 milhões de portadores de diabetes, mas apenas metade deles sabe que têm a doença.

Hoje a medicina diagnóstica oferece soluções práticas e precisas para a detecção da doença. É possível gerenciar o diabetes seja com um monitor de glicemia ou com o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina, que simula a liberação natural da insulina pelo pâncreas, em um sistema totalmente automatizado, que funciona 24 horas, e ajuda o acompanhamento dos resultados das glicemias em um computador.

Aparelhos modernos que cabem na palma da mão e têm conectividade via Bluetooth, exerce diversas funções, dentre elas, auxilia no autogerenciamento e tratamento do diabetes.

É muito importante estar atento aos sintomas da doença:

* vontade de urinar diversas vezes
* fome freqüente
* sede constante
* perda de peso
* fraqueza
* fadiga
* nervosismo
* mudanças de humor
* náusea e vômito
* infecções freqüentes
* alteração visual (visão embaçada)
* dificuldade na cicatrização de feridas
* formigamento nos pés e furúnculos

O médico deve ser imediatamente acionado para que seja iniciado o tratamento adequado. Prevenção é fundamental!


Nenhum comentário:

Postar um comentário