sábado, 30 de junho de 2012

30 de Junho: Dia do Caminhoneiro






Companheiro de garra, aquele que leva o Brasil nas costas. O que seria do país sem o caminhoneiro? Uma singela homenagem para essa galera de peso!

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Porque eu penso nela no caminho

Imagino seu carinho
E todo o bem que ela me faz
A saudade então aperta o peito
Ligo o rádio e dou um jeito
De espantar a solidão
Se é dia eu ando mais veloz

E à noite todos os faróis
Iluminando a escuridão
Eu sei
Tô correndo ao encontro dela
Coração tá disparado
Mas eu ando com cuidado
Não me arrisco na banguela
Eu sei
Todo dia nessa estrada
No volante eu penso nela
Já pintei no pára-choque
Um coração e o nome dela
Já rodei o meu país inteiro
E como bom caminhoneiro
Peguei chuva e cerração
Quando chove o limpador desliza

Vai e vem o pára-brisa
Bate igual meu coração
Doido pelo doce do seu beijo
Olho cheio de desejo
Seu retrato no painel
É no acostamento dos seus braços
Que eu desligo meu cansaço
E me abasteço desse mel

Todo dia quando eu pego a estrada
Quase sempre é madrugada
E o meu amor aumenta mais
Olho o horizonte e vou em frente

Tô com Deus e tô contente
O meu caminho eu sigo em paz

O nome dela...

quinta-feira, 28 de junho de 2012

28 de Junho Dia da Renovação Espiritual




Hoje, sem sombra de dúvida é um dia mais que especial. Ter fé em Deus e acreditar que a vida é bela faz as dificuldades do cotidiano ficar mais suportáveis. As vezes não entendemos o motivo para tantos problemas, mas devemos compreender que viver é um eterno aprendizado.

O apego as coisas materiais é um sinal notório de inferioridade, porque quanto mais o homem se prende aos bens do mundo, menos compreende sua destinação. A vida é bem mais que "coisas".

Hoje, 28, é o dia da renovação espiritual. Aproveite essa data, pare e pense sobre o que é realmente importante para você. Deus nos concedeu a oportunidade de renovar todos os dias. Que tal começar por hoje?

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Festa de São Pedro da Serra agita a cidade





Nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, o evento, em louvor ao Santo Padroeiro do distrito, completa 147 anos.

Com uma beleza estonteante, São Pedro da Serra é um dos distritos mais importantes com relação ao turismo em Nova Friburgo, sendo um dos mais visitados, com um público cativo.

Com belas pousadas, comércio acolhedor e restaurantes de primeira, São Pedro da Serra é uma grande opção para turistas que desejam paz e harmonia com a natureza, especialidades que só São Pedro da Serra possui.

27 de Junho, um dia especial









Comemora-se hoje:

Dia nacional do Volêi, Dia Nacional do Progresso, Dia do Artista Lírico e Dia da Bondade.

Gostaria de destacar a bondade, como um dos maiores sentimentos que a humanidade pode ter. A bondade caminha com o amor incondicional, pois somente com muito amor pode se ter bondade.

Existem muitos exemplos de caridade e bondade, mas um em especial nos chama a atenção: Madre Teresa de Calcutá. Lutou bravamente contra a pobreza de países como a Índia, chegando a ganhar o prêmio Nobel da Paz, no ano de 1973, um grande exemplo de vida missionária.

Que Deus a ilumine e nos conceda mais pessoas como a querida Madre Teresa de Calcutá.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Diabetes: o perigo mora ao lado





26 de Junho é o Dia Nacional contra o Diabetes. A IDF - International Diabetes Federation, estima que o número de pessoas com diabetes em todo o mundo chegue a 330 milhões em 2025. Hoje a medicina diagnóstica oferece soluções práticas e precisas para a detecção da doença.

Desse total, 80% viverão em países pobres, com pouco ou nenhum acesso a tratamentos que podem ajudar no controle da doença. Já no Brasil, estima-se que existam cerca de 10 milhões de portadores de diabetes, mas apenas metade deles sabe que têm a doença.

Hoje a medicina diagnóstica oferece soluções práticas e precisas para a detecção da doença. É possível gerenciar o diabetes seja com um monitor de glicemia ou com o Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina, que simula a liberação natural da insulina pelo pâncreas, em um sistema totalmente automatizado, que funciona 24 horas, e ajuda o acompanhamento dos resultados das glicemias em um computador.

Aparelhos modernos que cabem na palma da mão e têm conectividade via Bluetooth, exerce diversas funções, dentre elas, auxilia no autogerenciamento e tratamento do diabetes.

É muito importante estar atento aos sintomas da doença:

* vontade de urinar diversas vezes
* fome freqüente
* sede constante
* perda de peso
* fraqueza
* fadiga
* nervosismo
* mudanças de humor
* náusea e vômito
* infecções freqüentes
* alteração visual (visão embaçada)
* dificuldade na cicatrização de feridas
* formigamento nos pés e furúnculos

O médico deve ser imediatamente acionado para que seja iniciado o tratamento adequado. Prevenção é fundamental!


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Michael Jackson: três anos sem o mito




Nesta segunda-feira, dia 25 de junho, se completam três anos da morte de Michael Jackson. Sem sombra de dúvidas uma grande perda para a música e fãs de todo mundo.

O cantor Michael Jackson começou sua carreira musical há mais de quatro décadas, em 1962, no grupo Jackson´s Five, ao lado dos quatro irmãos. Nascido em 1958 na cidade de Gary, no estado americano de Indiana, ele tinha apenas cinco anos quando despontou para o estrelato ao lado de Jackie, Jermaine, Tito, Marlon. Michael começou a cantar sozinho em 1970, ainda durante as apresentações do Jackson´s Five.

O auge de sua carreira ocorreu em 1982, com o lançamento do álbum Thriller, o mais vendido da História, com 41 milhões de cópias. Foi um cantor dominante no cenário musical dos anos 80 em todo o mundo e se destacava por suas complexas técnicas de dança, como o robot e o moonwalk.

Mais que um cantor, uma lenda da mísica pop no mundo!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

21 de Junho: Dia da Mídia




O que seria do mundo sem a mídia? O que seríamos sem TV, rádio, internet e todos os outros meios de comunicação? Seu papel é fundamental na história da humanidade.

Mídia significa informação; significa que "o meio é a mensagem", como bem definiu na década de 1960 o teórico da comunicação canadense, Marshall McLuhan.

Parabéns amigos da mídia friburguense.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A educação que temos é a que queremos?




A educação é a base de tudo. Essa máxima existe no Brasil?

A educação ainda precisa de políticas efetivas rumo à qualidade. A aprovação automática, em que não há mais reprovação, acaba permitindo situações como a de alunos de quarta série que mal sabem ler e escrever. Existe uma preocupação maior com a estrutura das escolas do que com a qualidade do ensino. O governo se preocupa com a merenda e esquece de combater as desigualdades trabalhistas, tais como salário digno para os professores e plano de carreira.

O Brasil usa menos de 5% do PIB (Produto Interno Bruto) para a educação. Na Coréia do Sul, o valor chega a ser três vezes maior. O problema geral é que a educação no Brasil não é prioridade. Falta vontade política para mudar o quadro.

O Arraiá da LBV Friburgo vai agitar o mês de julho




O arraiá da LBV Friburgo acontece no dia 07 de julho a partir das 15:00. A LBV Fica na Avenida Julio Antonio Thurler, 04, Olaria.

A LBV desenvolve um grande trabalho social em prol dos mais carentes. A sua participação é muito importante. Vamos todos!

20 de Junho: Dia do advogado trabalhista




Defender o trabalhador é uma grande missão. Melhor que a luta é a vitória da justiça.

"Não há melhor maneira de exercitar a imaginação do que estudar direito. Nenhum poeta jamais interpretou a natureza com tanta liberdade quanto um jurista interpreta a verdade" Jean Giradoux

A importância do reconhecimento da função social da propriedade e da eficácia imediata dos direitos fundamentais do homem, como mecanismos de proteção ao trabalho em tempos de crise.

Parabéns companheiros pela relevante missão e pelo glorioso dia!

terça-feira, 19 de junho de 2012

As montadoras sumiram da Rio+20





Os problemas ambientais tem sido a menina dos olhos das montadoras na industria automobilística, entretanto, na Rio + 20,  o ditado "casa de ferreiro, espeto de pau", parece prevalecer, pois as mesmas não apareceram para discutir o importante tema energias alternativas.




19 de Junho: Dia do Cinema Brasileiro




Inventado em 1895 pelos irmãos Lumière para fins científicos, o cinema revelou-se peça fundamental do imaginário coletivo do século XX.

Parabéns a todos que trabalham com essa maravilhosa arte cultural!

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Dia 18 de Junho: Dia da Imigração Japonesa




Dia 26 de julho, a Lei n.º 11.142, que cria o Dia Nacional da Imigração Japonesa, celebrado no dia 18 de junho, data da chegada do vapor japonês Kasato-Maru, que trouxe oficialmente os primeiros imigrantes nipônicos para o Brasil.

O navio que aportou em 1908 nas Docas de Santos, em São Paulo, trazia 781 japoneses reunidos em aproximadamente 158 famílias. Essa foi a primeira leva de imigrantes nipônicos, dos cerca de 260 mil que vieram a dar entrada no país no início do Século XX.

Parabéns amigos dessa maravilhosa terra!

sexta-feira, 15 de junho de 2012

A galopante corrupção brasileira





O nosso país caminha, mas em que direção? Temos um destino ético? O país arrecada bilhões de dólares por ano, mas, a renda é muito mal distribuída. O maior problema é que perdemos os nossos recursos para uma grande doença: a corrupção.

A corrupção galopante chega a surpreender, pois todos os dias temos novos casos expostos na mídia,mas parece que "muita gente" colabora com os embusteiros.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Brasil perde US$ 3,5 bilhões por ano com prejuízo à produtividade provocada por fraudes públicas. Perdemos com isso um grande investimento em educação, saúde e segurança por exemplo.

Precisamos redescobrir o Brasil e desenhar uma nova realidade social.

Programa 60 minutos na Rádio e TV




Rádio Comunidade FM 104.9

Toda sexta-feira, de 14:00 as 15:00 Parcicipe: 2526-0411

Com Eduardo Vogt e Ricardo Figueira

Programa que repercute as notícias de Nova Friburgo e região. Credibilidade e verdade acima de tudo!



TV Focus Canal 20 RCA Friburgo

Toda segunda-feira as 21:00

Participe: 2523:9705

quinta-feira, 14 de junho de 2012

O futuro político do Brasil está nas mãos dos jovens




Todos nós desejamos um mundo melhor. Todos nós, sem excessão, desejamos um futuro melhor para nossos filhos e netos. Mas, o que esperar de um país que não prepara a sua juventude?

Um mundo melhor é a UTOPIA da humanidade. Cabe esclarecer que utopia não significa algo impossível, tem o significado de “lugar que não existe” é definida como algo que se imagina possível de alcançar, mas que não se tem certeza da sua realização. É diferente de “impossível”.

A principal preocupação do jovem brasileiro com relação à política é a corrupção, que é um câncer que degrada a sociedade. Os jovens têm um papel importante na consolidação de uma política limpa, através do voto consciente, com grupos engajados na defesa da transparência mútua e passiva.

Hoje, a juventude está atenta aos fatos que a política proporciona no dia a dia, ou seja, o impacto que ela causa em nossas vidas.

Vale a pena o jovem se engajar na política, na defesa de uma democracia plena, e com uma contribuição decisiva em prol dos direitos da sociedade, e cada qual faça a sua parte, de uma forma aberta e ampla.

Portanto, devemos preservar a política, os jovens são fundamentais para a ampliação do fortalecimento com participações atuantes.

Felizmente temos jovens que acreditam neste papel de transformador. Os jovens são a próxima geração, são os que vão, futuramente, intervir nas decisões políticas do país.

14 de JUNHO: DIA UNIVERSAL DE DEUS




O criador de todas as coisas.  Inteligência suprema, causa primária de todas as coisas.

Não temas o caminho
Onde o bem permanece "Deus está"
Trabalhe e serve sempre,
Deus te inspira e resguarda.
Não receies perigos, Deus te garante a paz.
Sangram-te os pés na marcha
Deus te trará descanso.
Companheiros se foram,
Deus jamais te abandona
Por nada te amedrontes
Segue e confia em Deus.


Emmanuel

quarta-feira, 13 de junho de 2012

E a Rio+20 chegou...




Com muitas incertezas, falta de concenso e sem grandes expectativas de que o documento final estipule metas ambiciosas, começa hoje, 13/06, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

O Brasil defendeu ontem o fortalecimento de princípios acordados há 20 anos e que não haja retrocessos em pontos conquistados na Eco-92. A informação foi passada em uma entrevista sem muito entusiasmo concedida pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente) no Riocentro, sede do evento.

Patriota disse que o País chega à última etapa de negociações defendendo a manutenção de pontos estabelecidos na Eco-92, como ter o ser humano como o centro das atenções e o princípio das "responsabilidades comuns, porém diferenciadas".

Em linhas gerais, esse princípio prevê que todos os países têm compromisso com as mudanças, mas os ricos têm mais, porque historicamente contribuíram mais com a degradação do planeta.

13 de Junho: Dia de Santo Antonio




Nesta quarta-feira (13), é comemorado o dia de Santo Antônio, conhecido por ser “casamenteiro”.
Que Ele proteja a todos, pois a fé remove montanhas!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

11 de junho: Dia da Marinha brasileira




A Secretaria D'Estado dos Negócios da Marinha, criada em 28 de julho de  1736 pelo Rei de Portugal, foi reorganizada por D. João VI quando da sua chegada ao Brasil em 1808 ocasião em que foi nomeado para a pasta do então Ministério da Marinha e Domínios Ultramarinos o antigo detentor do cargo, D. João Rodrigues de Sá e Menezes - Conde de Anádia, considerado dessa forma como o nosso primeiro Ministro da Marinha.

Parabéns amigos da Marinha do Brasil!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

O valor da democracia (leitura obrigatória)




Todos falam em democracia, mas será que todos aqueles que “profanam” esta realidade conseguem praticá-la?

Lembro bem das histórias contadas pelos sábios idosos. Elas são regadas de sonhos, conceitos e esperanças, mas, será que a democracia é exercida? Por que muitos sonham em caminhar na contramão da história e bravam por menos representatividade para o povo? O que “eles na verdade temem?

Getúlio Vargas fica 15 anos à frente do Executivo, sem eleição. A ordem constitucional tardiamente instaurada com a Assembleia de 34 dura apenas 3 anos. Segue-se em 37-45 a ditadura do Estado Novo, com Parlamento fechado, partidos banidos, uma Constituição outorgada e ainda assim desobedecida, censura, cárceres cheios, tortura.

A democratização de 45 sofre o impulso externo da derrota do nazismo. Internamente não enfrenta maior resistência, até porque o antigo ditador adere a ela, decreta a anistia, convoca eleições gerais, legaliza os partidos. 

A seguir, o golpe de 29/10/45 e o empenho conservador do gen. Dutra impõem-lhe limites. O regime instituído pela Constituinte de 46 é uma democracia formal. As elites governantes da ditadura estadonovista reciclam-se, aglutinam-se e conservam sua hegemonia. O gov. Dutra é autoritário: intervém em sindicatos, devolve o PC à ilegalidade, atira a policia contra manifestações.

O golpe de 64 trunca a fase democrática ao derrubar pela força o pres. Goulart. Pela 1a vez no Brasil, as Forças Armadas não se limitam a uma intervenção pontual; assumem o poder político enquanto instituição, dando início a 2 décadas de ditadura.

A ditadura militar de 64-85 é a mais longa e tenebrosa fase de privação das liberdades e direitos em um século de República. 

Caracteriza-se pelo monopólio do Executivo pelos generais, o arbítrio, a sujeição do Legislativo e do Judiciário, as cassações, a censura, a repressão militar-policial, a prisão, tortura, assassinato e "desaparecimento" de opositores. Sua 1a fase, até 68, conserva resquícios de ordem constitucional e impõe certos limites à ação repressiva; a 2a, de 68-78, à sombra do Al-5, leva ao extremo o arbítrio e a repressão; a 3a, crepuscular, é de paulatino recuo, sob os golpes de uma oposição que passa da resistência à contra-ofensiva.

Muitos não se lembram ou não querem lembrar das mães que até hoje lamentam as mortes de seus filhos queridos. Muitos dos que vejo hoje não sabem a importância da democracia e o quanto lutamos por ela. É preciso, antes de tudo, antes mesmo de lançar falsas informações nas redes sociais, compreender que o que temos é o resultado de muito sangue derramado em nome da democracia.


terça-feira, 5 de junho de 2012

A importância de Reclamar em "alto e bom som"




O poder emana do povo. As questões pertinentes a nossa cidade deveriam passar pelas sábias mãos da população friburguense.

Entendo que, numa democracia, o processo de formação das políticas públicas demanda participação confiável, representação qualificada, transparência e ética.

Baderna não é democracia e força não é sinonimo de inteligência.

O poder pelo poder...



A Nova Friburgo que temos não é a Nova Friburgo que merecemos. O poder pelo poder reina e escraviza o povo. Toda a angustia do povo é silenciada em favor de uma minoria. Não existe democracia quando se corrompe a voz dos mais humildes. Aos amigos vale a máxima: não reconheço nacionalidades nem fronteiras. Meu compromisso é com a vida!


05 DE MAIO: Dia de Rondon



"Morrer, se preciso for. Matar, nunca" era o lema do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon.
Ele nasceu a 5 de maio de 1865, em Mimoso, Mato Grosso, e ficou órfão aos dois anos de idade.

... Foi educado pelo avô e por um tio, que lhe outorgou o sobrenome "Rondon".

Mostrou interesse pelo carreira militar e, aos 16 anos, ingressou na Escola Militar da Praia Vermelha.

Desde então, dedicou sua vida a duas causas: a ligação dos mais distantes pontos da fronteira e do sertão aos centros urbanos do país e a integração do indígena à civilização.

Rondon era descendente de bandeirantes paulistas e corria em suas veias o sangue indígena.

Por isso, empenhou-se em associar o trabalho de desenvolvimento das comunicações à tarefa de proteger os povos indígenas nos estados de Goiás, Mato Grosso e Acre.

Graças a seus méritos, conseguiu pacificar várias tribos indígenas com suas mensagens de paz e prosperidade.

Fundou o Serviço de Proteção aos Índios (SPI) em 1910, conhecido hoje como Fundação Nacional do Índio (Funai). Em 1952, sugeriu a criação do Parque Nacional do Xingu, projeto consumado em 1961.

Ao completar 90 anos, Rondon recebeu o título de marechal. Faleceu em 19 de janeiro de 1958, no Rio de Janeiro.

O pioneirismo de Rondon nas atividades de comunicações o credenciou para Patrono da Arma de Comunicações, por meio do decreto no 51.960, de 26/4/1963.

Sua dedicação e sua tenacidade junto às populações indígenas sensibilizaram a sociedade brasileira, por ocasião de seu falecimento, e suscitaram adeptos desejosos de manter o seu legado e fazê-lo frutificar.

Em 1967, com o objetivo de levar estudantes universitários à região Norte, para propiciar o intercâmbio de culturas e prestar serviços voluntários aos índios e à população local, foi criado no Rio de Janeiro o Projeto Rondon, que se manteve atuante até 1989, quando foi extinto.

A Associação Nacional dos Rondonistas, que se transformou em organização não-governamental (ONG), mantém as mesmas atividades do projeto Rondon, mediante parcerias com universidades em, pelo menos, vinte estados (incluído o Distrito Federal), por meio do Projeto Comunidade Solidária, criado em 1994, com o objetivo de resgatar a participação dos estudantes universitários não só na vida da nação brasileira, como também na proteção aos povos indígenas.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

01 de JUNHO: Semana Mundial do Meio Ambiente



Todo cidadão precisa de condições adequadas e saudáveis no seu dia a dia: ar com baixos índices de poluição, água farta e pura para saciar sua sede e higiene pessoal; uma cidade bonita, limpa e arborizada, com saneamento, segurança e equipamentos para seu lazer, entre outras necessidades que garantam a sua qualidade de vida.

A evolução e conscientização da sociedade resultaram no conceito de “responsabilidade social”: somos todos responsáveis em nossa sociedade: Estado, iniciativa privada e coletividade. Esta transformação social fez surgir o Terceiro Setor: associações e entidades civis, também conhecidas por ONGs.

Parabéns a todos os companheiros que bravamente lutam pela preservação de nosso planeta. Nosso mundo agradece!