quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ponte de Conselheiro Paulino preocupa Comissão de Defesa Civil

 
A Comissão de Proteção e Defesa Civil, que tem como presidente o vereador Ricardo Figueira, além de José Carlos Jacutinga e Alcir Fonseca como membros, realizou uma visita de rotina para verificar as condições da ponte de Conselheiro Paulino, que fora inaugurada recentemente.

A substituição da ponte custou R$ 2 milhões aos cofres do governo federal. A antiga estrutura teve que ser demolida por determinação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), pois os 16 pilares estavam dentro do leito do Rio Bengalas, o que atrapalhava a passagem da água.

Preocupados com o que viram, a comissão enviou oficio ao município para que o mesmo forneça os documentos técnicos da obra, assim como a capacidade da estrutura, afixação de placa, a instalação de telas nos vãos e a instalação elétrica adequada, de acordo com as normas técnicas.

Para Ricardo, a segurança está em primeiro lugar. “Vimos alguns pontos que devem ser corrigidos, principalmente os espaços abertos entre os vãos do guarda corpo da ponte, que podem ser determinantes para quedas, principalmente de crianças”, alerta.


sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Alunas do Colégio Ibelga entrevistam Ricardo


As alunas Viviane Nascimento e Rafaela Madriaga, do Colégio Estadual Agrícola Rei Alberto I, realizaram entrevista com o vereador Ricardo Figueira em seu gabinete.

Com o tema Política e Administração Pública, a entrevista tem por objetivo esclarecer aos jovens friburguenses as dúvidas a respeito da transparência na administração pública, uma vez que os jovens tem ido as ruas para reivindicar melhorias no país.

Ricardo falou sobre a origem das verbas arrecadadas pela prefeitura, sua aplicação, processos de licitação pública, fiscalização, recursos federais, entrega de casas populares, distrito industrial, entre outros assuntos.

Para a aluna Viviane, Ricardo foi prático, explicou tudo e esclareceu de forma simples temas que a princípio parecem difíceis. “Ele nos respondeu tudo, achamos ele muito bacana, simples, suas respostas foram compreendidas, diferente das explicações que vemos por ai que não conseguimos compreender nada”, finaliza.

Para Ricardo, a entrevista foi muito positiva. “São iniciativas como estas que melhoram o nosso trabalho como parlamentar. O político tem a obrigação de explicar à população sobre a gestão pública, com toda a transparência possível. A escola está de parabéns”, finaliza.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Reinaugurada Escola Municipal de São Lourenço


Foi em clima de muita alegria que os moradores, alunos e professores da comunidade de São Lourenço receberam as autoridades para a reinauguração da escola, no dia 14 último.

O prefeito Rogério falou em seu discurso sobre a importância da escola para a localidade e de sua alegria pela obra conquistada.

Em seu discurso, o vereador enalteceu a importância da educação de qualidade, com boa estrutura e dignidade para as crianças, reiterando o compromisso do governo municipal com a melhora constante na educação do município.

Na foto, o vereador Ricardo Figueira recebe o carinho dos alunos da escola, ao lado do prefeito Rogério Cabral, secretário de educação Larry Alves e outros vereadores.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

 

 O vereador e Presidente da Comissão da Microempresa da Câmara Municipal de Nova Friburgo, Ricardo Figueira, convidou o Sr. Ladmir Carvalho, proprietário da empresa Alterdata, para promover palestra sobre empreendedorismo durante a I Conferência da Microempresa, que acontecerá no dia 22 de novembro as 18:00 no plenário da câmara.

Para Ricardo a palestra é fundamental para as aspirações de todos aqueles que são empreendedores. “Tive a grata satisfação de assistir sua palestra em outro evento no início do ano e confesso que fiquei maravilhado com a sua apresentação. Sabemos como é difícil ter um pequeno negócio no país, com a elevada carga de impostos e tantas outras dificuldades, então, sua palestra é fundamental para todos”, finaliza.

Para o empresário Ladmir Carvalho, participar do evento será uma grande satisfação. “Recebi o convite e fiquei muito feliz. São ações deste tipo que o seguimento necessita para se fortalecer. Precisamos conferir aos empreendedores novos horizontes, caminhos e perspectivas. Será um encontro especial”, finaliza.

Um pouco de Ladmir Carvalho

Advogado, MBA em Gestão Estratégica de TI e em Direito Empresarial, premiado pela Revista Você S/A e Endeavor, Empreendedor do Ano, 2006. Proprietário e fundador da Alterdata Software, com matriz em Teresópolis/RJ, 34 filiais e 45 franquias em todo o território nacional, com mais de 1.000 colaboradores, cerca de 200.000 softwares em operação no Brasil.




terça-feira, 12 de novembro de 2013

Comissão de moradores de Olaria faz visita à pedreira do bairro








Por A Voz da Serra, 12/11/2013

Quatro diretores da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Olaria (Amabol), liderados pelo presidente Ricardo Alves, visitaram as instalações da pedreira do bairro no dia 31 de outubro passado. O vereador Ricardo Figueira participou da visita, tanto por ser o presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Nova Friburgo quanto por ser morador e participante da Amabol. Alves e Figueira consideraram a visita como produtiva.

VANTAGENS E DESVANTAGENS - Os diretores da pedreira afirmaram aos visitantes que todas as exigências dos órgãos fiscalizadores estão sendo cumpridas. Mesmo assim, há interesse na transferência das atividades de exploração mineral para Córrego Dantas. Por enquanto, a direção aguarda autorização nesse sentido do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), do governo federal, onde o processo tramita há anos. Ricardo Alves ouviu dos diretores da pedreira que esperam essa autorização antes de 2015. 

A comissão de moradores ouviu ainda dos diretores da pedreira que, além das licenças para exploração mineral, o serviço consta do plano diretor participativo, que designa aquele ponto como área de exploração mineral. Ainda conforme declarações do presidente da Amabol, uma das maiores preocupações da comunidade olariense é o grande movimento de terra que a empresa faz diariamente, com máquinas e caminhões. Porém os diretores argumentaram que não há riscos de desmoronamento, pois foram feitas captações e drenos de água, a fim de que ela não escorresse sobre a terra movimentada.

Outro ponto debatido durante o encontro foram as explosões de pedra, as chamadas detonações. A direção da empresa ponderou que tem procurado avisar que ocorrem sempre no horário entre 11h e 11h30, às segundas, quartas e sextas-feiras.

No entanto, Ricardo Alves destacou os pontos positivos da localização da pedreira em Olaria, como salientado por seus diretores: a outra mais próxima fica situada em Bom Jardim; se não fosse a pedreira de Olaria, não haveria como suprir a demanda friburguense para construção civil e outros fins; e, além disso, a empresa afirmou que investe na cidade e apoia iniciativas sociais e culturais, sem contar os impostos, que revertem parte para o município, principalmente o ICMS. 

Diante do exposto, Alves comentou que a Amabol vai procurar captar parte desses recursos em benefício da comunidade de Olaria, por ser o bairro onde a pedreira se situa. O presidente da Amabol ficou satisfeito com o canal aberto resultante dessa primeira reunião, visando entendimentos futuros, como um levantamento de todo o bairro, com apoio da empresa, abordando vários setores, como meio ambiente, economia, religião, esportes, entre outros.

ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES - O vereador Ricardo Figueira fez questão de acentuar que convidou os outros dois vereadores componentes da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal, Francisco de Barros e Joel (do Pote) Martins, que não puderam participar da visita. O edil também frisou as explicações recebidas dos diretores da pedreira sobre as licenças, o cumprimento das exigências e todo o serviço ali desenvolvido em conformidade com a legislação, principalmente do Inea — órgão estadual que designa um geólogo para acompanhar a exploração das lavras de pedra —, além das explosões em dias e horários certos.

Figueira lamenta ter saído antes do demais visitantes, porém aguarda a possibilidade de nova visita à pedreira, desta feita com a presença dos outros dois vereadores da Comissão de Meio Ambiente. Ele gostou da disponibilidade da direção da empresa em aceitar o acompanhamento do serviço por uma comissão da Amabol, sob a ótica do meio ambiente.

O vereador fez questão de frisar que os diretores da pedreira foram solícitos, marcaram de imediato esta primeira visita e mostraram todos os detalhes do trabalho. Ele pensa, inclusive, em propor a nova visita antes mesmo da temporada das fortes chuvas, que já se aproxima.


Giuseppe Massimo: Veículos da Câmara


Em nota de Giusepe Massimo, no Jornal A Voz da Serra, edição de 12 de novembro, o colunista apresenta informação sobre o uso dos carros oficiais da Câmara Municipal de Nova Friburgo.

Muito bem pontuado, o colunista apresenta o nome dos vereadores que não utilizam os veículos, ao contrário de outra matéria veiculada por outro veículo de comunicação, que apresenta somente os que fazem utilização dos mesmos.

Diz a nota:

Uso dos carros oficiais

Por falar nos carros, a secretaria da Câmara de Vereadores divulgou quais vereadores usam os carros da Câmara.

Dividiu em uma escala de três: os que usam esporadicamente, os que sempre usam e os que nunca usaram.


Uso esporádico

Curioso para saber? A gente conta para você. Segundo a secretaria do Legislativo usam esporadicamente os carros oficiais os vereadores Cláudio Damião, Dr. Luís Fernando, Gustavo Barroso, Jacutinga, Marcelo Verly e Profº Pierre.


Uso frequente

Os que usam com frequência são Alcyr Fonseca, Alexandre Cruz, Cristiano Huguenin, Cigano, Francisco de Barros, Joelson do Pote, Márcio Damazio, Nami Nassif, Vanderleia Lima e Wellington Moreira.


Nunca usam

Nunca usaram os carros da Câmara, portanto, cinco dos 21 vereadores: Dr. Renato Abi-Ramia, Gabriel Mafort, Ricardo Figueira, Wanderson Nogueira e Zezinho do Caminhão.

Todos por opção própria, pois a frota também está à disposição deles.


Cabe esclarecer

O uso, frequente ou não, não quer dizer mau uso.

A presidência afirma que há controle total da utilização da frota e que essas normas, inclusive, vêm sendo fiscalizadas pelo Ministério Público e celebradas com a Justiça.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Comissão de Defesa Civil cobra resultados das secretarias de governo

A Comissão de Proteção e Defesa Civil da Câmara de Vereadores de Nova Friburgo, composta pelos vereadores Ricardo Figueira, presidente, José Jacutinga e Alcir Fonseca, membros, enviou ofício para as secretarias de Defesa Civil, Ordem Urbana, AUTRAN, Saúde, Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Serviços Públicos e Obras. No documento, a exigência para que num prazo de 15 dias seja enviado à comissão, um Plano de Contingência, caso o Município e nossa população tenha que enfrentar um acidente ou um evento climático que coloque em risco à população.

A responsabilidade das secretarias

Para o presidente da comissão, vereador Ricardo, a cidade precisa se preparar para eventos climáticos, desenvolvendo ações contínuas de prevenção. As secretarias municipais, em especial as solicitadas por ofício, tem a responsabilidade ímpar de apresentar um plano de contingência, para que em casos de acidentes climáticos a população possa, de forma segura e organizada, seguir com a sua rotina.

Segundo, ainda, o vereador Ricardo, a Defesa Civil do município, comandada pelo Cel. Paulo Mori e o coordenador Robson, tem desempenhado um papel fundamental, com ações concretas e efetivas, estando presente nas comunidades, alertando e trabalhando com eficácia na prevenção. “O exemplo deve ser seguido por outras secretarias, pois os acidentes não avisam quando vão acontecer”, finaliza.

Os acontecimentos ocorridos em janeiro de 2011, que resultou na maior catástrofe climática do país, é a prova concreta da falta de políticas públicas em segurança. É inadmissível que todos os anos as chuvas castiguem a população, deixando mortos e desabrigados.

A nova Comissão de Proteção e Defesa Civil

A Câmara de Nova Friburgo, não tinha uma comissão de Defesa Civil. Pensando em garantir à população mais representação e garantias constitucionais, Ricardo elaborou projetos de lei criando a Comissão de Proteção e Defesa Civil. Com a efetivação da mesma, a população ganha maior poder de representação, podendo cobrar do legislativo e do executivo, atuações efetivas.




Entendendo a função das Comissões no legislativo

O papel das comissões é muito importante para a sociedade. As Comissões são compostas por três vereadores, com atribuições determinadas pelo Regimento Interno da Câmara de Nova Friburgo, que podem ser de estudo, representação ou investigação sobre determinado assunto.

São atribuições das Comissões: ouvir técnicos; convocar autoridades e cidadãos para prestar esclarecimentos; realizar audiências públicas com a sociedade civil para discussão de determinado tema; receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades.

As regras que norteiam as Comissões constam na Constituição Federal e no Regimento Interno da Câmara de Vereadores, como a fixação da composição dos membros, a regulação para a sua instalação e a definição de suas atribuições e funcionamento.


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

DIA DE FINADOS : A SAUDADE QUE NÃO MORRE




Sábado, dia 02/11, é o Dia de Finados. Este dia deve ser vivido com muito respeito, pois representa a lembrança de todos aqueles que partiram de nossas vidas, deixando uma eterna saudade, que não morre jamais!
Precisamos, ainda, celebrar a vida! Sim, a vida, pois é na falta de nossos entes queridos, neste dia de lembrança, que percebemos o quanto Deus é maravilhoso ao ponto de nos conceder a graça por mais um dia na terra. 
Que neste dia, a reflexão esteja dentro de cada um de nós. Que ao menos por um dia, deixemos a correria de lado, o telefone, os e-mails, a rotina, para lembrarmos daqueles que amamos e que também, algum dia, estaremos do outro lado, sendo celebrados. 
Que em nossas reflexões, compreendamos que não somos absolutamente nada, que tudo é provisório, passageiro e que o que vale realmente nesta vida são os atos de amor, humildade e fraternidade que praticamos em benefício de todos. 
Fica aqui o nosso mais profundo respeito por todos aqueles que partiram de nossa jornada terrestre. Que Deus esteja com todos em sua infinita bondade.